top of page
Post: Blog2_Post
Buscar

Rio de Janeiro recebe a "BALBÚRDIA POÉTICA 3"


A vanguarda toma conta da Poesia. Quem vem a este fausto léxico? Uma festa de Poesia, Música e Performance no Bistrô Ernesto - ao lado da Casa Cecilia Meireles - 24 de abril, a partir das 19 horas, na Lapa carioca. “Poesia é Balbúrdia”, segundo o cacique-poeta-filósofo Ailton Krenak, em seu discurso de posse na ABL, onde fez o rito de passagem como representante dos povos originários para a eternidade acadêmica.

BREVE HISTÓRICO

Balbúrdia Poética é um encontro-festa-movimento de poesia criado por Artur Gomes em 2019, cujas primeiras edições aconteceram na Taberna de Laura, em Copacabana. Nesta terceira edição pós-pandêmica a “Balbúrdia Poética 3: Leminski + Torquato à + de 80”, comemora os 80 anos de nascimento dos poetas Paulo Leminski e Torquato Neto, dois ícones transgressores que marcaram a poesia brasileira na segunda metade do Séc. XX. O encontro reúne 30 artistas com o objetivo de celebrar a memória de ambos, apresentando releituras de seus poemas, obras musicadas, performances e a Poesia Oral contemporânea dos poetas convidados. Tanto o paranaense Paulo Leminski quanto o piauiense Torquato Neto, com suas obras viscerais, intensas e provocantes, sacudiram “o coro dos contentes” e “derrubaram as estruturas” nos Anos 60-80, épocas de contestação, subversão (da linguagem, inclusive) e muita agitação cultural.

ARTISTAS CONFIRMADOS

Artur Gomes & Fil Buc - Anna Maria Fernandes - Aroldo Pereira - Carmen Moreno - Delayne Brasil Eugênia Henriques - Fernando Andrade - Fabio Pessanha - Igor Calazans - Jorge Piri - Jorge Ventura - Karla Julia - Luis Turiba - Marcela Giannini - Mônica Serpa - Paulo Leminski Neto & Claudia Leminski - Ricardo Reis - Ricardo Vieira Lima - Ronaldo Werneck - Rose Araújo - Sady Bianchin - Tanussi Cardoso - Tchello d'Barros - Telma da Costa - Toninho Vaz - Wanda Monteiro

LIVROS

Serão lançados os livros “O Homem com a flor na boca” (Poesia), do poeta Artur Gomes, e a biografia de Paulo Leminski “O Bandido que sabia latim” do jornalista Toninho Vaz.

O Homem com a flor na boca – poemas de Artur Gomes

De acordo com Simone Bacelar, "O Homem com a flor na boca" é uma coletânea de poemas que captura a essência da experiência humana através de uma linguagem poética marcante. Escrito pelo talentoso autor Artur Gomes @fulinaima, o livro explora temas universais cativando o leitor com sua sensibilidade e profundidade. Os textos refletem uma jornada emocional envolvente, onde cada verso é uma janela para o coração e a mente do autor, convidando o leitor a se perder nas palavras e encontrar significado em cada linha. Com uma mistura de imagens vívidas, metáforas evocativas e uma linguagem única, "O Homem com a Flor na Boca" é uma obra que ressoa com todos aqueles que buscam conexão e compreensão no mundo ao seu redor.”

Artur Gomes é poeta, ator, letrista e agitador cultural, vivendo em Campos dos Goytacazes (RJ). Está há 50 anos espalhando poesia nos mais diversos eventos pelo Brasil. Com cerca de 20 obras publicadas, destacam-se algumas mais recentes: “Juras Secretas”; “O poeta enquanto coisa”; e “Pátria A(r)mada”.

O Bandido que sabia latim - biografia de Paulo Leminski

Paulo Leminski, chegou aos anos 80 fixando sua marca poética em trabalhos assinados nas principais revistas e jornais do país, enquanto encantava com suas biografias e impecáveis traduções de poetas universais. Este livro resgata a insólita e conturbada vida deste artista que foi hippie, letrista, publicitário, judoca, professor, tradutor, redator e vários etceteras. O jornalista Toninho Vaz, conta os dramas e vitórias do “cachorro-louco”, “Tio Lema”, “Polaco-loco-paca”, gênio, doido, ídolo e mestre que deixou muita poesia e saudade para gerações de leitores.

Toninho Vaz é jornalista, biógrafo e vive no Rio de Janeiro. Publicou as biografias de Paulo Leminski: “O bandido que sabia latim”; de Luiz Melodia: “Meu nome é ébano”; de Zé Rodrix: “O fabuloso Zé Rodrix”; de Torquato Neto: “Pra mim chega”; e do Solar da Fossa, a história da mitológica pensão de Botafogo.

SERVIÇO

Evento: BALBÚRDIA POE´TICA 3”

Leminski + Torquato à + de 80

Sarau Multilinguagens e microfone aberto

Horário: 19-22h

Data: 24.Abr.2024 – Quarta-feira

Local: Bistrô Ernesto – Rua da Lapa, 41. Rio de Janeiro - RJ

Realização: Fulinaima Multiprojetos, Fil Buc Produções,

Revista Bric-a-Brac, Kino3 e Poesia Plural

Produção/Contatos: Artur Gomes (22) 9 9815-1268; Luis Turiba (21) 9 8288-1825; Tchello d’Barros (21) 9 835-1978

Entrada franca

Leia mais no blog

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page