Amigas (os), a poeta Leila Míccolis me presenteou com este texto precioso a respeito do meu livro “Sobre o Amor e Outras Traições”, Editora Patuá.
No início de minha carreira, nos anos 80, tive a honra de trabalhar com Leila no grupo de poesia teatralizada “Teatrote”, formado também por Tanussi Cardoso, Eugênia Loretti, e dirigido por Monica Serpa e Carlos Pimentel.
Foi uma época efervescente e mágica, que rendeu frutos de amizade e inspiração. A poesia de Leila, de humor ácido e combativo, destacava o tema da desigualdade de gêneros - o que influenciou bastante meu olhar e minha produção literária dos vinte e poucos anos.
O livro “Sobre o Amor e Outras Traições” recebeu o 2º. lugar no “Prêmio Literário Internacional UBE/ RJ – Marcus Vinicius Quiroga, categoria poesia”, 2023”.
Ah! Para quem me pergunta onde adquirir um exemplar da obra: no site da Editora Patuá.
E agora, vamos “ouvir” Leila Míccolis:
Ler Carmen Moreno é sempre um grande prazer, ainda mais quando acompanho há várias décadas sua trajetória poética, que avança em contínua ascensão. “Sobre o amor e outras traições” é um livro em que as emoções fluem com leveza, porém com grande intensidade; com delicadeza, porém com uma profundidade estarrecedora, espantosa, avassaladora, quase assustadora – por vezes –, pela exatidão de percepções tão fugidias e difíceis de serem captadas; daí, o mágico efeito de descobrimos mais de nós mesmos nos versos dela. Eis um belo exemplo do que pode o maravilhoso lirismo contemporâneo, riquíssimo não só de matizes sutis, como também de impactantes metáforas que questionam nossas perplexidades vivenciais e nossas dores diárias.
Pós-Doutora em Teoria Literária (UFRJ), Pós-graduada em Escrita Criativa, escritora de livros, tv e teatro
Comments